Buscar
  • Heidy Martinez

Primeira atualização de junho

Atualizado: Jun 9

O mês de junho começou com novidades! Já no primeiro dia do mês começamos o lançamento da primeira atualização do mês de junho. Este será um pequeno lançamento, mas com melhorias importantes. Com este lançamento passamos a distribuir o aplicativo mobile na versão 1.7.0 e a versão 1.5.1 do portal web.


Ponto Rápido - Android

Ponto Rápido - iOS

Ponto Rápido - Portal web


O conceito de horários com margem


A partir desta versão há um novo controle para horários de registro de ponto que considera uma margem entre o momento em que ele foi feito e o horário associado a pessoa/usuário. Com isso passamos a pôr em prática a definição imposta pelo artigo 58 da CLT.


§ 1o Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários. (Parágrafo incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)

Mas, para ficar realmente claro como isso funciona, vamos exemplificar. Considere que o horário de trabalho de um colaborador inicia às 8 horas da manhã. O que deveria acontecer caso o ponto fosse registrado às 07 horas e 58 minutos? Ele passaria a ter 2 minutos de hora extra? Segundo as definições da CLT, a resposta é não. Estas pequenas variações de tempo não devem ser computadas como extras ou faltas.


A maior parte das empresas considera uma margem de 5 minutos. Mas, ela é controlável editando o campo "Limite de tolerância" nas configurações da sua empresa. A partir de agora você deve reparar diferenças nos valores exibidos na ficha ponto e no espelho de horas, especialmente no total de horas trabalhadas, nos cálculos de hora extra e de intervalo.


Mesmo que você utilize o padrão de 5 minutos como margem para o registro de ponto, é interessante que revise esta configuração pois o valor pode não estar configurado como esperado.


Ainda sobre o espelho de horas


O foco desta atualização esteve, de fato, na construção do espelho de horas. Além da consideração da margem de registro do ponto (primeiro tópico deste artigo), realizamos correções nos cálculos de horas trabalhadas e extras para que os resultados sejam mais precisos.


Outra inclusão agradável foi a do totalizador de horas extras no cabeçalho. Agora, junto aos demais totalizadores, ele pode ser consultado. Ainda nos totalizadores, simplificamos a visualização removendo os prefixos de "Total de horas..." por apenas "Horas...".


Trabalhamos também em um detalhe que deve melhorar a sua experiência: a exibição das horas extras em um formato humano (no padrão HH:MM), então não há mais a necessidade de calcular o valor decimal. O mesmo vale para os valores de banco de horas.


Nossas pequenas correções


Apesar de estarmos focados nas melhorias do espelho de horas, aproveitamos este lançamento para solucionar pequenos problemas no login/acesso e na sincronização. Como esperado, também fizemos otimizações e melhorias na capacidade de identificar a manipular erros que aconteçam na plataforma.


Os próximos passos...


É provável que haja mais um lançamento ainda no mês de junho, então, atente-se aos artigos para se manter atualizado. O nosso caminho pode ser traçado com a sua colaboração participando do nosso Roadmap, o seu feedback é importante para nós!


Há uma história!


Este lançamento é mais um passo para a história da nossa plataforma, mas você pode conferir um pouco sobre o nosso passado lendo o nosso último lançamento: Lançamento da atualização de maio.


0 visualização

Um sistema diferente e inovador, com foco voltado para o atendimento e para as pessoas. Fique tranquilo para o fechamento da sua folha.

Sobre

Entre em Contato

+55 (11) 4300-7050
+55 (51) 3714-7050
comercial@retta.com.br

© 2020 por Retta TI