As ausências justificadas servem para que você possa registrar o motivo do não cumprimento da carga horária determinada.
A partir do Ponto Rápido mobile é possível enviar uma justificativa, de forma rápida e simples, basta seguir os seguintes passos:
Toque em Manutenção

Na próxima tela, primeiramente deve-se ajustar a data, caso a justificativa não seja para o dia atual, depois, toque em Lançamento de justificativa
Se estiver no Modo Empresa, deve ser informado a matrícula ou fazer a leitura do QR code

Escolha se sua justificativa será para o dia todo, ou para algum horário específico. Se “Dia todo” estiver como “Não”, então é preciso informar o horário inicial e final.

Busque a justificativa tocando na “lupa”. Uma lista de justificativas deve aparecer, essas são as justificativas possíveis que foram cadastradas pela empresa.
Selecione a justificativa tocando nela.

OBS: Para algumas justificativas, é necessário que seja anexada uma foto, para isso toque em “Tirar foto” como destacado na imagem abaixo

Confira se está tudo correto e toque em “Registrar Justificativa”, feito isso uma mensagem irá aparecer, confirmando que a justificativa foi registrado, toque em “Ok”

Pronto, sua justificativa está cadastrada e deverá ser aprovada pelo seu gestor.