FAQ

Este FAQ está organizado da seguinte maneira:

  • Primeiros passos: Contém todas as instruções para você iniciar a utilização do Ponto Rápido.

  • Demais funcionalidades: Após concluir os primeiros passos, você pode explorar novos recursos.

  • FAQ: Se surgir alguma dúvida você pode procurar na seção FAQ, que contém as dúvidas frequentes.

Primeiros Passos

Este é o meu primeiro acesso, o que devo fazer?


Seja bem vindo! Parabéns! Você acaba de fazer uma ótima escolha! O intuito do sistema é ser fácil e intuitivo, então qualquer dúvida que surgir, por favor, fique a vontade em nos mandar. Neste passo a passo, passaremos pelas funcionalidades essênciais para o funcionamento do Ponto Rápido. Então é isso, agora é só seguir para o passo 2.




Painel Gestor - Acesso


O Ponto Rápido rápido pode ser acessado na plataforma web e mobile. Vamos acessar painel de gestão dos dados (web), pra fazer as configurações básicas: sistema.pontorapido.com.br




Painel gestor - Cadastrando usuários


Agora que você já acessou o site do Ponto Rápido, vamos cadastrar nossos primeiros usuários. Para criar novos usuários no sistema, pode-se fazer uma importação via excel (mais pessoas por vez) ou cadastrar pelo manualmente (uma pessoa por vez). Cadastro de Pessoa manualmente.

  1. Acesse o menu Administração > Pessoas;
  2. Veja mais detalhes assistindo o tutorial abaixo;
Cadastro de Pessoa via importação excel.
  1. Acesse o menu Administração > Pessoas > Importar;
  2. Veja mais detalhes assistindo o tutorial abaixo; Com os usuários cadastrados, já é possível aos colaboradores utilizar o aplicativo Ponto Rápido, mas antes, vamos dar uma olhada nas configurações de horários e períodos.




Painel gestor - Configurando horários


Os horários sevem para controlar a quantidade de horas que o colaborador deve trabalhar em um mês, servindo como base para cálculo de horas normais, extras e faltas. Cadastrando um horário

  1. Acesse o menu Administração > Horários;
  2. Veja mais detalhes assistindo o tutorial abaixo;
No exemplo acima é cadastrado um horário novo, no entanto, nós já deixamos um horário padrão configurado, você pode conferir os dados dele clicando no ícone de editar, conforme demonstra imagem abaixo, e fazer as alterações caso aja necessidade. Estamos quase lá! Não desista agora, siga para a configuração de períodos.




Painel gestor - Configurando Períodos





App - Registrando ponto instantâneo


Registrar ponto é muito fácil no aplicativo, após feito o login, basta:

  1. clicar no menu registrar ponto;
  2. clicar no botão registrar ponto;
Ao fazer isso, o sistema exibirá uma menságem de confirmação e o ponto já estará incluído. Segue vídeo: Não se preucupe caso este ponto tenha sido feito de teste, veremos nos próximos tópics como você pode desconsiderar um registro de ponto. Muito bem, aprendemos como fazer um registro de ponto instantâneo, ou seja, capturando o horário exato do momento do registro, mas e se por acaso algum registro de ponto for esquecido e ser necessário incluir um registro de ponto em uma data passada? É isso que veremos no próximo item.




App - Instalação do aplicativo Ponto Rápido


O aplicativo Ponto Rápido é compatível com as plataformas Android e iOS. Para baixá-lo basta pesquisar por Ponto Rápido na barra de pesquisa.




Painel Gestor e App - Visualizando o espelho de horas


O espelho de horas serve como base para fazer a folha de pagamento, nele se encontra todas as informações necessárias como os registros de ponto, as horas trabalhadas e as horas extras ou faltas. Espelho no Painel Gestor Espelho no Aplicativo




App - Login


Agora que você já cadastrou os usuários e possui o aplicativo instalado, podemos fazer o login para registrar pontos. Antes de logar, observe que há 2 abas para efetuar o login, empresa e usuário. Na seção demais funcionalidades deste FAQ, você encontra mais sobre o modo empresa (uso coletivo). Por enquanto, certifique-se de logar no modo usuário (uso pessoal), conforme a imagem abaixo: Para efetuar o login informe o CNPJ, o login (matrícula ou e-mail) e a senha, após clicar em entrar você deve ver a seguinte tela:




App - Registro de ponto manual


Em alguns casos, os colaboradores não fizeram o registro de ponto no exato instânte em que entraram ou saíram, seja por motivos de esquecimento ou celular sem bateria, se faz necessário fazer um registro em uma data passada. Para isso é possível fazer um registro de ponto manual. No aplicativo você deve

  1. Acessar o menu manutenção;
  2. Informar a data de referência;
  3. Clique em lançamento manual;
  4. Informe o horário e o motivo;
  5. Clique em Registrar Lançamento;
Já fizemos um registro de ponto instantâneo e outro manual, vamos a seguir visualiza-los no espelho de horas do Painel Gestor




Painel Gestor - Manutenção de registros de pontos


Apenas registros de ponto manuais podem ser editados ou excluídos, no entanto, registros de ponto instantâneos podem ser desconsiderados, não contabilizando assim nas horas trabalhadas, mas presente no sistema afim de possíveis fiscalizações. Editar um registro de ponto manual:

  1. Acesse a ficha ponto;
  2. Informe os dados necessários para o filtro;
  3. Clique no registro de ponto e clique e editar;
  4. informe o novo horário e confirme;
Excluir registro de ponto manual
  1. Acesse a ficha ponto;
  2. Informe os dados necessários para o filtro;
  3. Clique no registro de ponto e clique e excluir;
Desconsiderar ponto instantâneo
  1. Acesse a ficha ponto;
  2. Informe os dados necessários para o filtro;
  3. Clique no registro de ponto e clique em desconsiderar;




Parabéns!


Parabéns! Você concluiu a seção de primeiros passos, viu como é fácil? Agora você já pode iniciar o uso do Ponto Rápido por todos colaboradores de sua empresa. Caso tiver alguma dúvida, você pode consultar a seção FAQ ou entrar em contato conosco por e-mail ou whatsapp.





FAQ

Qual a diferença de um ponto manual para um ponto instantâneo?


O ponto instantâneo é o ponto que captura o horário no instantâneo exato que o ponto é registrado. Já o ponto manual é utilizado para cadastrar um ponto em data passada, geralmente utilizado para fazer algum ajuste ou ponto esquecido.




Qual a diferença do modo empresa para o modo usuário?


O modo usuário é utilizado pelos colaboradores que irão utilizar um aparelho pessoal para registrar ponto. Dessa forma o login é feito através de login e senha previamente cadastrados. Já o modo empresa é utilizado quando mais de um colaborador utilizarão o mesmo aparelho para registrar ponto. Essa opção não exige login e senha dos colaboradores, mas é necessário que o aparelho seja autorizado no Painel Gestor no seu primeiro acesso. Nas seções primeiros passs e demais funcionalidades, você pode encontrar mais informações a respeito do uso dessas funcionalidades.




O colaborador registrou um ponto incorretamente, o que fazer?


Acesse a tela ficha ponto do painel gestor e clique na opção desconsiderar do registro em questão.




Não está calculando horas extras corretamento, o que fazer?


Confira se o colaborador em questão está com o horário configurado certo: Caso tiver dúvida consulte o item "Como configuro horário para os colaboradores?" na seção Demais funcionalidades. Confira se as configurações do horário: Tempo total do período (horas): Total de horas trabalhadas em um dia; Horários de entrada e saída: Certifique-se de que todos todos os campos de entradas e saídas estão corretos. Dias não trabalhados devem permanecer em branco. Banco de Horas: Caso você utilize banco de horas, certifique-se de que todos campos tipo de cálculo, estão selelecionados como quantidade.




Permissões de gestor x usuario.


Exietem 2 tipos de permissão, usuário e gestor. Elas são configuradas para o usuário no cadastro de pessoas. O gestor tem acesso a todas as funcionalidades do sistema, dados cadastrais, configurações, manutenção, além da gestão dos dados de todos os colaboradores. O usuario tem acesso apenas aos seus dados, e um número restrito de funcionalidades, como registro de ponto, lançamento de justificativa e consulta do espelho de horas.




Qual a diferença entre margem e tolerância de um registro de ponto?


A margem de um registro de ponto em minutos, que permite que não seja contabilizado hora falta ou extra desde que não exceda a margem permitida. Isso evita que tenha por exemplo 5 minutos de hora extra ou falta. A tolerância entre registros de ponto, bloqueia o registro de ponto no intervalo estipulado. Isso evita que você registre um ponto acidentalmente duas vezes no mesmo horário.




É possível configurar um horário padrão?


Sim, você pode configurar um horário padrão para todos os colaboradores acessando a tela de empresa, e definindo o campo horário padrão.




Como configurar horários diferenciados entre colaboradores?


Você pode definir um horário específico para o colaborador em seu cadastro, na página de pessoas, desta forma o sistema irá desconsiderar o horário padrão, e irá utilizar o horário informado no cadastro do colaborador.




Não está registrando ponto


Certifique-se de que você está com as permissões de geolocalização e câmera ativas, elas são necessárias caso esteja usando captura da localização e foto ao registrar ponto.





Demais funcionalidades

Como utilizo o modo empresa?





Como cadastro justificativas de ausência?


As ausências justificadas servem para o colaborador poder registrar o motivo do não cumprimento da carga horária determinada, e ser remunerado por ela. Cadastrando uma ausência no painel gestor. 1. Acesse o menu Pontos > Ausências justificadas; 2. Veja mais detalhes assistindo o tutorial abaixo;




Como utilizo a tolerância entre batidas?





Como utilizo a margem entre batidas?





Captura da localização do registro de ponto





Como configuro horário para os colaboradores?


Os horários sevem para controlar a quantidade de horas que o colaborador deve trabalhar em um mês, servindo como base para cálculo de horas normais, extras e faltas. Configurando um horário no painel gestor. 1. Acesse o menu Pessoas > Editar > Horário padrão; 2. Veja mais detalhes assistindo o tutorial abaixo;





Um sistema diferente e inovador, com foco voltado para o atendimento e para as pessoas. Fique tranquilo para o fechamento da sua folha.

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